As melhores músicas infantis de Carnaval

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A época mais animada e cheia de folia do ano está chegando. O carnaval 2024 é uma ótima oportunidade para as crianças conseguirem se divertir com os amigos, a família, se fantasiar de personagens divertidos, e além disso, aproveitarem a diversidade de músicas que a nossa cultura brasileira oferece. Dessa forma, para ninguém ficar de fora e conseguir pular as “marchinhas” com sucesso, nós separamos 10 músicas infantis de Carnaval que vão deixar as crianças ainda mais animadas com essa festa tão linda.

Veja também: + Como conseguir bolsas de estudos com o Melhor Escola

Dentre elas, vamos colocar algumas clássicas na nossa playlist, como: “Quanto riso, quanta alegria!”, consideradas hits eternos e que acompanham gerações. Acompanhe mais esse conteúdo e confira as 15 melhores músicas infantis de Carnaval que preparamos para todas as crianças e alunos.

1. Quanto riso, quanta alegria!

Já diz a letra: “quanto riso, oh, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão, Arlequim está chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão…” Já que carnaval sem palhaço não é carnaval, que tal dar um pouco de riso para as nossas crianças? Confira a música completa abaixo.

2. Bandeira Branca

Com uma história relevante enquanto música de carnaval, a letra da marcha-rancho foi inspirada em uma velha tradição da festa, especificamente das escolas de samba. Originalmente, a bandeira branca era utilizada para anunciar aos passistas os estilos usados na marcação do samba.

3. Mamãe, eu quero

A história dessa marchinha é até mesmo engraçada: um menino que era mimado pela mãe e assim seguiu até ser um homem bem sucedido. Por que não compartilhá-la com as crianças? Existe atér versões feitas especialmente para os pequenos. Confira!

4. Chiquita Bacana

Chiquita Bacana leva esse nome para homenagear a uma flor. Sucesso no carnaval, e claro, também com as crianças para aproveitarem a folia. Assista abaixo!

5. Allah-la-Ô!

A marchinha Allah-La Ô de Haroldo Lobo e Nássara tem uma temática um pouco mais crítica. A música surgiu no Rio de Janeiro no início da década de 1940 e descreve uma travessia pelo deserto sem comida e nem água. A marcha continua animando as festas de carnaval pelo Brasil todo.

6. Ó Abre alas

Essa também é uma das clássicas músicas de carnaval. Essa foi a primeira música carnavalesca que Chiquinha Gonzaga compôs, em 1899, considerada a primeira marchinha de carnaval da história, criada para embalar o desfile do cordão Rosa de Ouro, do bairro do Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro, onde ela morava.

7. Cabeleira do Zezé

Ao contrário do que muitas pessoas pensam por aí, essa música não tem nenhuma mensagem de preconceito ou desrespeito. Zezé era um garçom muito bonito e muito querido pelos clientes que atendia. A música foi totalmente inspirada nele. Que tal ouvir um pedacinho?

8. Saca-rolha

Uma das composições mais conhecidas de Zé e Zilda é a marcha “Saca-rolha”, lançada em 1954 e cantada até hoje no carnaval.

9. Balancê

Cheia de referências da música popular brasileira, a marchinha “Balancê” é a primeira das grandes gravações de Gal Costa que serviu de trilha sonora para o Carnaval brasileiro pré-axé music. A regravação do sucesso de Braguinha e Alberto Ribeiro, lançado por Carmem Miranda em 1936, foi o grande sucesso da folia de 1979. Vamos reviver esse verdadeiro hino com as crianças?

10. Me dá um dinheiro ai

"Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!" quem nunca pulou carnaval com uma música dessas? Apesar de ter sido composta no final dos anos 1950, ficando famosa na voz de Moacir Franco, esse é um hit que embala até como música infantil de carnaval. Vamos aproveitar a folia?

Depois dessa lista super caprichada com as 10 melhores músicas infantis de Carnaval, hora de colocar os adereços e fantasias e sair para a folia com as crianças. Não se esqueça de que a festa fica ainda mais bonita com a alegria de todos nós. Compartilhe essa lista com outras mamães que você conhece.